Cursos

ÁREA DE VENDAS

 

As Vendas na Era da Transformação Digital

 

Objetivo

Maximizar a venda utilizando as diversas ferramentas do mundo digital aliado a performance do vendedor no mundo presencial. Mostrar a importância do vendedor neste novo processo para evitar a massificação e a falta de individualização dos clientes. Demonstrar como colocar o cliente no centro da estratégia “Figital” aliando a inteligência artificial e a nova abordagem de venda.

 

Público Alvo

    Profissionais que atuam na venda e na gestão de vendas.

 

Duração

    16 horas.

Conteúdo

  • O Atual Contexto do Mercado

  • A Transformação Digital

  • As Novas Práticas de Marketing e Vendas

  • Porque a Inteligência Artificial está Mudando a Forma de Vender

  • A Importância do Planejamento da Venda

  • Potencializando a Prospecção de Vendas com Ferramentas de IA

  • O Papel do Vendedor na Era da Transformação Digital

  • O Novo Processo de Vendas Baseado em Perguntas

  • A Importância das Perguntas no Processo de Vendas

  • Tipos de Perguntas

  • Entenda da Situação do Cliente

  • Descubra o Perfil do Cliente

  • Encontre as Necessidades do Cliente

  • Aprofunde o Problema e Crie Valor

  • Conduza o Cliente para a Solução

  • Zere as Objeções

  • Faça o Fechamento

  • Pós-venda

  • Estudos de Casos

 

Vendedor Coach

 

Objetivo

Propor uma mudança de paradigma na venda, estabelecendo um novo processo que possibilite maior satisfação para o cliente e mais performance na venda. Conduzir o cliente para que ele chegue à conclusão que uma determinada solução irá satisfazer plenamente suas necessidades. Sensibilizar o vendedor para a mudança de postura e comportamento, buscando assumir uma atitude mais investigativa e que saiba elaborar perguntas ao invés de fornecer as respostas.

 

Público Alvo

    Profissionais que atuam na venda e na gestão de vendas.

 

Duração

    16 horas.

Conteúdo

  • O Atual Contexto do Mercado
  • Evolução do Processo de Vendas
  • Aplicando o Coaching em Vendas
  • Etapas da Venda OrientadaO Método FIDELIZAR®
  • Faça o planejamento da venda
  • Investigue o cliente
  • Desenvolva o relacionamento
  • Encontre as necessidades do cliente
  • Leve o cliente a pensar sobre o problema
  • Induza o cliente para a solução
  • Zere as objeções
  • Alcance os resultados
  • Realimente sempre
  • Laboratório de Vendas

 

Gestão de Equipes de Vendas – Alcançando um Crescimento Sustentável do Negócio

 

Objetivo

Possibilitar que os gestores de vendas tenham a percepção da real orientação do seu negócio e a importância de um processo de vendas efetivo para o alcance dos resultados. Visa capacitar os gestores para orientar suas equipes comerciais com base na metodologia do Coaching de Vendas. Dar ferramentas que possibilitem o gestor aumentar a performance de sua equipe de vendas, transformando-os em vendedores coachs.

 

Público Alvo

    Profissionais que atuam na gestão de vendas e de negócios.

 

Duração

    16 horas.

Conteúdo

  • Principais Dificuldades Encontradas pelo Vendedor
  • O Ciclo de Crescimento de um Negócio: Vendas, Lucro, Fluxo de Caixa e Valor
  • Características Essenciais a um Gestor de Sucesso
  • Como Desenvolver o Perfil do Vendedor Ideal para o Seu Negócio
  • Como Contratar o Vendedor Certo para o Seu Negócio
  • Principais Dificuldades Encontradas pelo Vendedor
  • O Processo de Vendas Atual
  • Análise dos Prós e Contras do Atual Processo de Venda
  • Quais as Mudanças Necessárias no Comportamento das Equipes de Vendas e dos Gestores
  • Como ter um Processo de Vendas mais Produtivo
  • As Perguntas são as Respostas
  • Adequação das Perguntas aos Perfis de Clientes
  • Ferramentas de Gestão de Vendas
  • Instrumentos de Acompanhamento da Venda
  • Relatório da Visita
  • Funil de Vendas
  • Orientação através do Coaching com a Equipe
  • Considerações Finais e Encerramento

 

Planejamento e Prospecção de Vendas

 

Objetivo

Entender a importância do planejamento no processo de vendas e como avaliar a performance de vendas. Apresentar algumas formas de prospecção de mercado e avaliar quais são mais adequadas à empresa, mercado e produtos oferecidos. Fazer exercícios práticos voltados às necessidades de cada canal.

 

Público Alvo

    Profissionais que atuam na venda e na gestão de vendas.

 

Duração

    8 horas.

Conteúdo

  •  
  • A Importância do Planejamento no Processo de Vendas
  • Parâmetros de Avaliação de Performance em Vendas
  • Técnicas de Prospecção de Mercado
  • Transformando a Base de Contatos em Clientes Potenciais
  • Entendendo o Momento, Mercado e Produtos
  • Exercício – Planejando a Prospecção de Vendas

 

Gestão de Canais de Venda e Distribuição

 

Objetivo

Apresentar as principais características da venda através de canais indiretos de venda e distribuição. Discutir a dinâmica de um canal indireto. Avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelos canais e como desenvolver ações preventivas e corretivas.

 

Público Alvo

    Profissionais que atuam na gestão de canais de vendas e distribuição.

 

Duração

    16 horas

Conteúdo

  • Características da Venda Através de Canais Indiretos
  • Dinâmica de um Canal Indireto
  • Principais Dificuldades Enfrentadas Pelos Canais
  • Ações Preventivas e Corretivas
  • Riscos e Oportunidades para os Canais
  • Planejando a Força de Vendas do Canal
  • Definindo Objetivos para a Força de Vendas do Canal
  • Acompanhando a Força de Vendas do Canal
  • Avaliando Resultados da Força de Vendas do Canal
  • Como Motivar a Força de Vendas do Canal

 

Gestão de Vendas em Tecnologia

 

Objetivo

Apresentar um novo modelo de abordagem para a venda de produtos e serviços de tecnologia da informação e telecomunicações com base na metodologia do Coaching de Vendas. Desenvolver cada uma das etapas do processo da venda e mostrar como obter resultados superiores aos métodos atualmente utilizados. Fazer exercícios e simulações práticas com a nova metodologia. Mostrar ferramentas e métodos de gestão essenciais para o sucesso da estratégia de vendas em empresas do segmento TIC.

 

Público Alvo

    Empreendedores e gestores comerciais.

 

Duração

    24 horas.

Conteúdo

  • As Características da Venda de TIC
  • As Principais Dificuldades na Venda de TIC
  • Etapas do Processo de Venda Atual
  • A Venda com Foco no Produto
  • Análise dos Prós e Contras do Atual Processo de Venda
  • Conceito do Coaching de Vendas
  • Etapas da Venda Orientada
  • Planejamento da Venda
  • Investigando o Cliente
  • Desenvolvendo o Relacionamento com o Cliente
  • Identificando as Necessidades – Perguntas de Coleta e Necessidade
  • Aprofundando o Problema do Cliente – Criando Valor – Perguntas de Aprofundamento
  • Conduzindo o Cliente para a Solução- Perguntas de Solução
  • Contornando as Objeções Através de Perguntas – Perguntas de Objeção
  • Fechando a Venda – Perguntas de Fechamento
  • O Que Fazer no Pós Venda
  • Principais Dificuldades Encontradas na Implantação
  • Ferramentas de Gestão do Novo Processo
  • Gestão de Equipes de Vendas em TIC
  • Resultados que Algumas Empresas já vêm Alcançando

 

As Regras de Ouro da Prospecção de Vendas – Como abrir portas e superar o medo da rejeição?

 

Objetivo

    Abordar as principais dificuldades que os vendedores têm  em prospectar novos clientes e novas oportunidades nos já clientes.     Apresentar as regras fundamentais que devem ser implementadas para contornar as dificuldades da prospecção e aumentar a     produtividade na venda.

 

Duração

    8 horas.

 

Programa do Curso

  • Considerações Gerais sobre o Cenário Atual
  • As Etapas da Venda
  • A Importância de uma Boa Prospecção
  • Dificuldades Encontradas na Prospecção
  • Como Melhorar a Prospecção? As Regras de Ouro
  • A Importância de Estabelecer um Foco
  • Ter Informações Estratégicas Faz a Diferença
  • Procure Tocar nas Feridas
  • Seja Relevante e Aumente sua Importância
  • Faça Perguntas Poderosas
  • Tenha uma Escuta Empática
  • Como Aplicar na Prática Estas Regras
  • Quais os Benefícios de um Boa Prospecção ao Processo de Venda
  • Considerações Finais

 

 

 

ÁREA DE LIDERANÇA

 

Os Desafios da Liderança em um Cenário de Múltiplas Gerações

 

Objetivo

    Abordar o novo cenário de trabalho multigeracional, as características, valores e comportamentos das diversas gerações, quais os desafios

    que os líderes encontram e como superá-los.

 

Duração

    16 horas.

 

Programa

    1 – O Novo Cenário do Trabalho Multigeracional

  • Contextualização histórica: como chegamos até aqui?

  • As gerações no mercado atual: Baby Boomers, Geração X, Millennials (Y), Geração Z e Alpha

  • Mudanças sociais, tecnológicas e culturais que moldaram cada geração

  • Impactos da convivência multigeracional nas equipes e organizações

    2 – Características e Valores das Gerações

  • Estereótipos x realidades: visão crítica

  • Estilo de trabalho, comunicação e motivação por geração

  • O que cada geração valoriza: carreira, propósito, autonomia, estabilidade etc.

  • Exercício: construindo perfis geracionais com base em casos reais

    3 – Desafios Reais para os Líderes

  • Conflitos de valores e expectativas

  • Barreiras de comunicação e linguagem

  • Resistência à mudança x inovação acelerada

  • Autoridade, confiança e respeito entre gerações

  • Relato de líderes: principais dificuldades enfrentadas

    4 – Adaptabilidade e Inteligência Intergeracional

  • Inteligência emocional aplicada à liderança multigeracional

  • Desenvolvendo a formulação de perguntas, escuta ativa e empatia como habilidades-chave

  • Como se adaptar sem abrir mão da identidade de liderança

  • Dinâmica: como você seria liderado por cada geração?

    5 – Comunicação Assertiva entre Gerações

  • Linguagens e canais de comunicação preferidos por geração

  • Como promover uma comunicação clara, inclusiva e eficaz

  • Feedbacks e reuniões: diferentes abordagens para diferentes públicos

  • Oficina prática: simulações de conversas com perfis geracionais distintos

    6 – Engajamento e Motivação em Equipes Diversas

  • Estratégias para manter o engajamento intergeracional

  • Reconhecimento, desenvolvimento e metas: o que funciona para cada geração?

  • Como conciliar diferentes estilos de trabalho e aprendizagem

  • Estudo de caso: práticas bem-sucedidas em equipes multigeracionais

    7 – Liderança Inclusiva e Gestão de Conflitos

  • Princípios da liderança inclusiva e seu papel no equilíbrio geracional

  • Como mediar conflitos com imparcialidade e construir pontes entre gerações

  • Ferramentas para fomentar cooperação e troca de saberes (mentoria reversa, grupos intergeracionais)

  • Dinâmica de grupo: simulação de resolução de conflito entre gerações

    8 – O Futuro da Liderança Multigeracional

  • A chegada da Geração Alpha: como preparar o terreno

  • Estratégias de liderança para cenários futuros

  • Construção de ambientes colaborativos e inovadores a partir da diversidade

  • Plano de Desenvolvimento da Liderança Intergeracional (PDLI)

  • Encerramento e troca de aprendizados entre os participantes

 

 

Os Desafios de Liderar com as Inteligências Artificiais e as Novas Tecnologias

 

Objetivo

    Capacitar os lideres para os desafios para atuar neste novo mundo decorrente das inteligências artificiais e das novas tecnologias e suas

    conseqüentes mudanças nos comportamentos pessoais e profissionais e nas suas relações. Entender qual a mentalidade que os lideres

    devem ter atualmente para alcançar o sucesso.

 

Duração

    16 horas.

 

    1 – O Novo Cenário: IA, Tecnologias Emergentes e o Impacto nas Organizações

  • Panorama das tecnologias emergentes (IA, IoT, blockchain, robótica, etc.)
  • A era da aceleração exponencial e o efeito nas empresas
  • Mudanças nos modelos de negócios e nas dinâmicas organizacionais
  • O papel do líder frente à transformação digital
  • Estudo de caso: empresas que falharam/sucesso por não se adaptarem

    2 – Inteligência Artificial: Conceitos, Limites e Oportunidades para Líderes

  • O que todo líder precisa entender sobre IA (conceitos-chave, tipos de IA)
  • Aplicações práticas da IA no dia a dia da liderança (recrutamento, vendas, decisões estratégicas)
  • Limitações, vieses e ética na IA
  • Ferramentas atuais que líderes precisam conhecer
  • Dinâmica: mapeando oportunidades de IA no seu setor

    3 – Competências de Liderança na Era da IA

  • As novas competências essenciais: adaptabilidade, visão sistêmica, pensamento crítico, fluência digital
  • Soft Skills ampliadas: empatia, escuta ativa, ética, inteligência emocional
  • Liderança híbrida: entre o humano e o algoritmo
  • Avaliação de perfil: onde estou e o que preciso desenvolver

    4 – Mentalidade do Líder Contemporâneo

  • Do mindset fixo ao mindset exponencial
  • Como cultivar a mentalidade de crescimento, aprendizado contínuo e experimentação
  • A liderança como facilitadora de inovação
  • Reflexão prática: redesenhando sua mentalidade para os novos tempos

    5 – Tomada de Decisão com IA e Dados

  • Decisão baseada em dados: como equilibrar dados e intuição
  • IA como apoio à decisão: limites e cuidados
  • Inteligência aumentada: colaboração humano-máquina
  • Casos práticos: decisões baseadas em algoritmos (acertos e erros)

    6 – Gestão de Pessoas, Cultura e Mudança com IA

  • Como a IA afeta comportamentos, relações de trabalho e cultura organizacional
  • O medo da substituição x o poder da colaboração
  • Como conduzir processos de mudança com empatia e segurança psicológica
  • Oficinas práticas: comunicação empática sobre tecnologia e mudança

    7 – Ética, Responsabilidade e Impactos Sociais

  • A responsabilidade do líder no uso consciente de tecnologias
  • Privacidade, viés algorítmico e impactos sociais da IA
  • Liderança ética em tempos ambíguos
  • Construindo diretrizes éticas na sua organização

    8 – Planejamento de Ação e Futuro da Liderança

  • Visão de futuro: como será o líder em 2030?
  • Construindo um plano pessoal de liderança adaptada à era da IA
  • Definição de metas, indicadores e práticas sustentáveis
  • Dinâmica final: painel colaborativo de tendências e compromissos

 

 

Negócios Exponenciais em Cenários Difíceis

 

Objetivo

 

Como é possível aproveitar as oportunidades no meio das dificuldades para crescer e tornar-se mais produtivo e lucrativo? O curso aborda o novo cenário de mercado e as novas tecnologias e qual o impacto nos negócios. Apresenta novas formas de fazer negócios, bem como novas formas de gestão e liderança.
 

Duração

     16 horas.

 

Programa do Curso

 

Módulo 1 - O Novo Cenário e as Novas Tecnologia

Estamos diante de um novo cenário, onde o digital passa a ter uma importância muito maior em todos os segmentos de negócios e as novas tecnologias assumem o papel fundamental para a diferenciação. Temas como Inteligência Artificial, Machine Learning, Veículos Autônomos, Drones, Cidades Inteligentes, Biotecnologia, Impressoras 3D, Big Data, Realidade Aumentada e Virtual, entre outras, tecnologias, até então, em introdução mais lenta, estão acelerando rapidamente. Como você utilizá-las no seu modelo de negócio para gerar um diferencial competitivo, aproveitando-se da situação, não só para sobreviver a esta crise, como crescer e ter lucro.

  • O Novo Cenário com a Pandemia
  • O Novo Normal e o Conceito de Antifrágil
  • As Novas Tecnologias: Para que servem e quais oportunidades podem ser geradas
  • Como utilizar as novas tecnologias no seu negócio

 

Módulo 2 - Novas Formas de Fazer Negócios

Existe novos modelos de negócios e novas formas de se fazer negócios. As novas tecnologias, o mundo digital e os novos modelos de gestão, tornaram nosso mundo mais colaborativo e mais rápido. As grandes corporações estão perdendo para startups mais ágeis e modernas. A forma de atrair e manter os clientes transformou-se radicalmente. Se os empresários não entenderem como as coisas estão funcionando e não souberem aproveitar as novas oportunidades vão fracassar neste novo cenário. Não basta ser resiliente e suportar é preciso evoluir.

  • Os Mitos e Verdades sobre o Marketing Digital
  • As Novas Relações com os Clientes: Como Atrair, Mantê-los fiéis e Tornarem-se Advogados da sua Empresa
  • O Estilo Startup
  • O Trabalho Colaborativo e a Inovação

 

Módulo 3 – Novos Sistemas de Gestão e os Novos Líderes

Como deve ser a liderança para adotar os novos sistemas de gestão e o novo conceito de trabalho. Que mentalidade os novos lideres devem ter e como reagir rapidamente às mudanças de cenário. Como liderar e motivar equipes multifacetadas.

  • O Novo Cenário com a Pandemia
  • A Liderança e os Desafios da Mudança

  • Como Liderar e Motivar Equipes Multifacetadas

  • Como Usar as Novas Tecnologias a Serviço da Liderança

  • O Que é o Mindset e Como Influencia o Sucesso da Liderança no Mundo Atual

  • A Liderança Antifrágil

  • Práticas para Manter Times Nível A na sua Empresa

 

 

 O Líder, O Futuro, A Tecnologia e a Nova Mentalidade

 

Objetivo

Capacitar os lideres para o grande desafio de adaptar sua mentalidade frente às mudanças no cenário pós pandemia, bem como aos avanços tecnológicos e suas conseqüentes mudanças nos comportamentos pessoais e profissionais e nas suas relações. Abordar os tipos de mindsets e qual o mindset que os lideres devem ter atualmente para alcançar o sucesso. Mostrar como é possível utilizar as adversidades como combustível para o crescimento.
 

Duração

    16 horas.

 

Programa do Curso

  • O Mundo Mudou
  • O Cenário Pós Pandemia
  • Os Principais Avanços Tecnológicos e suas Consequências
  • Gerações X Novos Comportamentos
  • Os Novos Cenários e Ambientes de Negócios e de Trabalho
  • A Liderança e os Desafios da Mudança
  • As Empresas e o Estilo Startup
  • A Liderança e a Antifragilidade
  • Como Usar as Novas Tecnologias a Serviço da Liderança
  • O Que é o Mindset e Como Influencia o Sucesso da Liderança no Mundo Atual
  • Tipos de Lideres em Relação ao Mindset
  • Lideres com Mindset Fixo
  • Lideres com Mindset Progressivo
  • Como Desenvolver o Mindset Progressivo
  • Adversidade e Capacidade de Superação
  • Capacidade Humana
  • O Condicionamento do Cérebro
  • Como Transformar a Adversidade no Combustível do Crescimento
  • Avaliando sua Capacidade de Superação
  • Identificar Qual o Controle ou Influência
  • Assumir a Responsabilidade
  • Limitar o Alcance
  • Definir a Duração
  • O Que é o Coaching
  • A Importância do Coaching no Desenvolvimento das Equipes
  • Como Aplicar as Ferramentas do Coaching no Exercício da Liderança
  • O Líder do Amanhã
  • Quais as Habilidades Necessárias para o Líder do Amanhã

 

 

O Papel do Líder na Cultura de Inovação

 

Objetivos

 

Apresentar os avanços tecnológicos e os novos modelos de negócios e de gestão e o impacto nos comportamentos, gerações e organizações. Qual o atual conceito de inovação diante das mudanças constantes cenários de mercado. Debater com os participantes sobre a inovação estar além exclusivamente dos avanços tecnológicos e o papel dos líderes neste processo. Como o líder ser um agente de mudança para implantar a cultura de inovação na empresa. Propor um estudo de caso prático de um problema real na empresa, criando um projeto de inovação.

 

Duração

    16 horas.

 

Programa do Workshop

 

Módulo 1 - O Novo Cenário e as Novas Tecnologias

Estamos diante de um novo cenário, onde o digital passa a ter uma importância muito maior em todos os segmentos de negócios e as novas tecnologias assumem o papel fundamental para a diferenciação. Temas como Inteligência Artificial, Robótica, Machine Learning, ChatGPT, IoT, Veículos Autônomos, Drones, Cidades Inteligentes, Biotecnologia, Impressoras 3D, Big Data, Realidade Aumentada e Virtual, Metaverso, entre outras tecnologias, até então, em introdução mais lenta, estão acelerando rapidamente. Como estas tecnologias impactam os comportamentos, os negócios e o dia a dia nas empresas.

  • O Novo Cenário de Mercado
  • Os desafios e o Conceito de Antifrágil
  • As Novas Tecnologias: Para que servem e quais oportunidades podem ser geradas
  • Qual o Impacto no Comportamento e no Dia a Dia das Empresas

 

Módulo 2 – Novos Sistemas de Gestão e os Novos Líderes

Como deve ser a liderança para adotar os novos sistemas de gestão e o novo conceito de trabalho. Que mentalidade os novos lideres devem ter e como reagir rapidamente às mudanças de cenário.

  • A Liderança e os Desafios da Mudança
  • Como Usar as Novas Tecnologias a Serviço da Liderança
  • O Que é o Mindset e Como Influencia o Sucesso da Liderança no Mundo Atual
  • A Liderança Antifrágil
  • O Modelo Startup
  • As Gerações e seus Comportamentos

 

Módulo 3 – Cultura de Inovação Além da Evolução Tecnológica

O novo conceito de inovação no cenário atual e debate com os participantes sobre a inovação estar além exclusivamente dos avanços tecnológicos e o papel dos líderes neste processo.

  • A Inovação Hoje
  • Quem pode inovar?
  • O que pode inovar?
  • Quando pode inovar?
  • Como pode inovar?
  • O que é uma Cultura de Inovação?
  • Qual o papel no líder?

 

Módulo 4 – Estudos de Casos Práticos e Criando um Projeto

Apresentação de estudos práticos. Proposta de um estudo de caso prático de um problema real na empresa, criando um projeto de inovação.

  • Estudos de Casos
  • Caso Prático de um Problema Real da Empresa