Como Garantir os Resultados nas Mudanças

 

 

No seu livro “O Estilo Startup” Eric Ries, propõe a cartela de bingo das perguntas-chave. Nela é possível avaliar como ocorre a implementação da mudança desde o nível de equipe até o nível de empreendimento. Vamos entender quais são os quatro níveis de mudança decorrentes do que foi planejado.

a. Execução

Fizemos o que dissemos que iríamos fazer?

 

Em outras palavras, foi colocado em prática aquilo que foi planejado? Muitas empresas reúnem suas principais lideranças, investem horas e horas em reuniões e conseguem elaborar um maravilhoso plano que vai levar a empresa à expansão do negócio, ao crescimento das vendas e dos lucros. Se você já fez isto, ótimo! Mas isto não garante o sucesso. Ram Charam aborda muito bem isto em seu livro “Execution”. Uma grande parte das empresas não consegue colocar em prática aquilo que foi planejado. A execução falha. E os motivos são muitos: falta de visão, desconhecimento, despreparo, autosuficiência, entre outros. Mesmo que o planejamento esteja sendo executado, ainda assim, o sucesso não está garantido. Vamos analisar a pergunta do segundo nível.

 

 

b. Mudança de Comportamento

Nosso pessoal está trabalhando de maneira diferente?

 

Quando a alta direção começa a colocar em prática o que foi planejado enfrenta a primeira dificuldade, a resistência a mudança por parte dos seus colaboradores. Todo plano propõe mudanças e estas para serem efetuados requerem, via de regra, mudanças de hábitos e comportamentos. Em muitos casos, as pessoas até seguem no início, mas logo voltam aos hábitos antigos. A mudança nos comportamentos e nos hábitos requer, primeiramente, uma mudança de mentalidade. A Dra. Carol Dweck, autora do livro “Mindset”, relata a partir das suas pesquisas, que encontramos dois tipos de pessoas, aquelas com o mindset mais fixo, resistentes a mudanças e as de mindset progressivo, mais aberta a mudanças. Para que nossos planos consigam alcançar o sucesso é necessário que as pessoas desenvolvam um mindset mais progressivo. Ainda assim, o sucesso não está garantido. Vamos a pergunta do terceiro nível.

 

 

c. Impacto sobre o Cliente

Os clientes (internos e externos) reconhecem uma melhoria?

 

Então, se aquilo que foi planejado e agora executado pela alta direção e seus colaboradores não resultar em melhorias percebidas pelos clientes, de nada terá adiantado. Se você tem a ideia de um novo produto, serviço ou mesmo um novo processo e este não resulta em uma melhoria efetiva aos olhos do cliente, não resolve seu problema, você não alcançou o sucesso. Infelizmente, isto ocorre muito ainda nas empresas, pois, geralmente, os projetos iniciam de dentro para fora, sem entender aquilo que os clientes estão buscando. Na maioria das vezes, os clientes não sabem o que querem, mas tem incômodos, dores que o afligem e é nisto que deve ser focado. Se os benefícios da sua solução não são percebidos pelos clientes, eles não tem valor algum. Bem, você deve estar pensando que se passou por este nível, o sucesso está garantido. Vamos ver a pergunta do quarto nível.

 

 

d. Impacto Financeiro

Estamos liberando novas fontes de crescimento para a empresa?

 

O objetivo de toda empresa é o lucro. Se o seu planejamento não resultar em um crescimento para a empresa, gerando novas vendas e lucros, ele terá fracassado. Você pode até questionar isto, dizendo que algumas ações podem ter como objetivo apenas o fortalecimento da marca, maior satisfação dos clientes, ou outro motivação. Porém, estes são motivos secundários, pois o real motivo de tudo isto é o crescimento do negócio. Então será necessário acompanhar de perto os resultados financeiros de cada ação. Muitas empresas planejam ações nas redes sociais para aumentar o número de curtidas ou likes, no entanto, isto alimenta apenas o ego, não aumenta o faturamento da empresa. As ações precisam ser planejadas e acompanhadas continuamente. Se não estão alcançando o resultado esperado, devem ser modificadas.

 

Esta análise pode ser feita por qualquer tipo de empresa, seja ela uma grande corporação ou um pequeno negócio, e por qualquer segmento de mercado.